Entre os cursos mais procurados pelos estudantes estão os de Medicina, em Fortaleza e Sobral; Direito e Engenharia Civil, também na capital
Matrículas na UFC neste semestre iniciam nesta sexta-feira (22) (Foto: Jr. Panela)
O registro da última edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), divulgado no início da semana, mostram que 91% dos classificados para ingressar na Universidade Federal do Ceará (UFC) são residentes do Ceará. Dos 6.288 estudante aprovados na instituição, apenas 536 candidatos declararam viver em outro estado do país.
Os cursos de Medicina foram os que registraram o maior número de aprovados de outros estados, somando 67 pessoas, das 240 vagas ofertadas pela UFC no Sisu 2016, nos campi de Fortaleza e Sobral.
A diferença entre o número de aprovados através de cotas vindos de outros estados e aqueles aprovados pela ampla concorrência na mesma situação não foi grande. Foram 254 cotistas, das 3.149 vagas oferecidas, diante de 284 por ampla concorrência, dos 3.139 aprovados.
Conforme os dados do Sisu, grande parte dos estudantes de outros estados que entraram na UFC são moradores de São Paulo, sendo ao todo 124 pessoas confirmadas. Além do estado paulista, estudantes do Piauí (64 aprovados), Pará (56), Minas Gerais (46) e Rio Grande do Norte (39) também solicitaram ingresso.
Notas de Corte
Segundo os dados do Sisu 2016, este ano não foi muito diferente dos anteriores. A maior nota de corte entre os cursos da UFC foi a de Medicina em Fortaleza, na ampla concorrência, com 792,24 pontos obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Logo em seguida as duas maiores notas de corte subsequentes também foram para Medicina. No entanto, para os campus de Sobral, com 784,68 pontos, e a terceira para o campus de Fortaleza, mas na cota L3. Ou seja, candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, independentemente da renda, com 760,84 pontos.
Além do curso de Medicina, o curso de Direito da UFC foi bastante procurado. Neste ano, Direito em Fortaleza ficou com a quarta maior nota de corte, com 759,12 pontos, seguido do Curso de Engenharia Civil e na Capital, com 755,04.
Fonte: Tribuna do Ceará
EmoticonEmoticon